A liderança é a habilidade de gerir e orientar pessoas em prol de um objetivo comum. Ela envolve inspirar, motivar e influenciar esses indivíduos de maneira positiva para se alcançar resultados eficazes. Além disso, um bom líder é sensível, empático e compreensivo com sua equipe, buscando ajudar nas vulnerabilidades e desenvolver as potencialidades de seus membros.

A liderança compreende a articulação das necessidades e objetivos estratégicos da empresa em sintonia com as necessidades e competências dos indivíduos, de modo que tanto a esfera organizacional quanto individual sejam desenvolvidas. O líder estimula o comprometimento dos membros, conduzindo-os a altos desempenhos, e gerando resultados positivos para a organização.

Mas afinal, como então desenvolver a liderança para um trabalho em equipe mais eficaz? Seguem algumas dicas:

  • Estabeleça objetivos realistas: analise as necessidades da empresa e as competências de cada membro da equipe, alinhando-as entre si. Metas exageradas ou não condizentes com as habilidades dos membros desestimularão o trabalho.
  • Esteja disponível e dialogue com seu time: antes de orientar qualquer atividade, discuta as ideias e os planos de ação com o time; analise se faz sentido para eles o que foi pensado, se surgiram dúvidas ou até mesmo novas ideias. Não esqueça de se dispor a ajudar no que precisarem.
  • Comunique um senso de propósito para as pessoas: quando os membros não entendem o porquê de fazer alguma atividade ou alcançar determinado objetivo; a motivação decairá. Assim, é importante deixar claro qual o propósito do que se está buscando e orientando.
  • Desenvolva empatia e habilidades de comunicação: é essencial estar sensível às necessidades dos membros, entendendo o contexto de cada um, suas vulnerabilidades e potencialidades. A empatia permite a possibilidade de compreender os sentimentos e percepções alheias, algo crucial para que a gestão de pessoas ocorra da melhor maneira possível. Ainda, é de suma importância ser capaz de dialogar com os membros de modo assertivo e eficaz (dê uma olhada no nosso post “Comunicação Não-Violenta no Trabalho!).
  • Mantenha-se aberto a feedbacks e reconheça seus erros: o líder, assim como todos os seres humanos, também está sujeito a errar. Erros acontecerão e é necessário ter humildade e discernimento para admiti-los e analisar possibilidades de solução ou melhorias futuras. Um bom líder está sempre aberto a feedbacks de seus membros, visto que as lideranças e equipes devem crescer e se desenvolverem juntas.
  • Aprenda a delegar tarefas e confie na capacidade dos membros de executá-las: reconheça o potencial dos membros da equipe para realizar as atividades necessárias ao invés de tomar todo o trabalho para si.
  • Seja respeitoso e transparente: um bom líder deve prezar pelo respeito e transparência com os membros da equipe, comunicando-os acerca de mudanças, erros ou melhorias no processo do trabalho.
  • Dê o exemplo que deseja ver: não peça para os membros do time seguirem comportamentos e tomarem determinadas atitudes que você não demonstra a eles. Lembre-se de que o líder também serve como modelo para as pessoas.

Espero que essas dicas possam te ajudar a conduzir um trabalho em equipe de um modo mais eficiente e positivo! Por fim, é importante ressaltar que a liderança – assim como inúmeras outras habilidades –  não ocorre estaticamente: pode sempre ser desenvolvida e potencializada.

Texto por: Malu Moraes – Membro de Comunicação